No último domingo, 29, o desembargador do TJ/RN Dilermando Motta
discutiu com o empresário Alexandre Azevedo na padaria Mercatto, no bairro
Lagoa Nova, na zona Sul de Natal.
A confusão teve início após, segundo o empresário, o magistrado
destratar um garçom do estabelecimento.
O fato repercutiu nas redes sociais e na imprensa local. O jornal
Tribuna do Norte, que dedicou uma página ao ocorrido, destaca que o caso pode
parar no CNJ.
Com a vasta divulgação do fato, os envolvidos no caso divulgaram notas à
imprensa para esclarecer o episódio. Veja abaixo.
http://youtu.be/_s7737Fn5FI
Nota do desembargador Dilermando Motta:
"Em
respeito à opinião pública, venho esclarecer o que de fato aconteceu nas dependências
da padaria Mercatto, em data de ontem (29), que ocasionou uma série de
comentários nas redes sociais, alguns desmedidos e distanciados da realidade.
A verdade
é que, um simples e moderado pedido de esclarecimentos de um cliente a um
garçom, que já havia sido solucionado, gerou uma reação de um terceiro com
ameaças, gritos e total desrespeito ao público presente.
Não houve
abuso de autoridade como o propagado, mas somente uma atitude de defesa pessoal
e da família presente, inclusive uma filha menor de dois anos de idade.
Sem
nenhum propósito revanchista, as medidas judiciais cabíveis serão
adotadas."
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Nota do empresário Alexandre Azevedo:
"A
respeito do incidente na Padaria Mercatto, envolvendo o Des. Dilermano Mota,
ocorrido no último domingo (29/12/2013), venho a público externar a minha
versão, objetivando esclarecer os fatos.
Por volta
das 10 hs, estávamos, eu e minha esposa, lanchando na Padaria quando
presenciamos um senhor, que até então não sabia de quem se tratava, levantar-se
bruscamente de sua mesa e ir de encontro ao garçom que acabara de servi-lo.
Este senhor, aos gritos, no meio do salão, dizia ao garçom que este não o havia
atendido direito, deixando de colocar gelo em seu copo, e gritava pelo gerente,
exigindo que o punisse naquele momento, e ele queria presenciar. Não satisfeito
com esse escândalo, este senhor puxou o garçom pelo ombro e exigiu que lhe
olhasse nos olhos e o tratasse como Excelência, e disse que deveria 'quebrar o
copo em sua cara'. Tal fato foi testemunhado por dezenas de pessoas que ali se
encontravam.
Presenciando
aquela agressão injustificada, eu me levantei e intervi, dizendo ao senhor que
ele não poderia fazer aquilo; não poderia humilhar alguém que estava ali para
servir. Nesse momento, o senhor se voltou contra mim, chamando-me de 'cabra
safado', 'endiabrado', 'endemoniado', que 'merecia ser preso', chegando,
inclusive, a pegar uma cadeira e dizer que iria 'quebrar minha cara', tendo
sido contido por várias pessoas. Eu repudiei a conduta deste senhor veementemente,
perguntando quem ele pensava que era e se não tinha vergonha de ofender seus
semelhantes daquela forma.
O
Desembargador Dilermano Mota, identificando-se como tal, acionou a Polícia
Militar, que deslocou imediatamente quatro viaturas para atender o chamado,
tendo, o oficial que atendeu a ocorrência, depois de sondar as dezenas de
pessoas que se aglomeravam no salão da Padaria, identificado a inexistência de
qualquer crime cometido por mim. Em razão dos policiais não terem me prendido,
o desembargador, aos gritos, adjetivou-os de 'um bando de cagão'.
Devo
deixar claro que não conhecia o Desembargador, tampouco o garçom. A minha
atitude de revolta e indignação ao presenciar uma profunda injustiça foi a de
um cidadão consciente, como todos devem ser. E teria a mesma reação, ainda que
não se tratasse de um magistrado. Quem quer respeito, se dá o respeito.
Finalizo citando Darcy Ribeiro quando dizia 'só há duas opções nesta vida: se
resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca'."
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Nota da padaria Mercatto:
"Construir
uma marca é como cultivar um jardim. Um trabalho diário de dedicação e cuidado,
tudo isso para conquistar quem estiver passando por perto.Tudo isso para atrair
olhares, provocar emoções e sabores que despertam aquela vontade de ficar um pouquinho
mais.
Uma marca
é feita pela suas pessoas, pelos seus profissionais, por uma equipe que zela
pelo seu maior patrimônio, seus clientes.
Com isso,
a Padaria Mercatto só tem a lamentar o episódio que aconteceu nesse domingo nas
suas instalações e que acabou ganhando ampla repercussão nas mídias sociais. A
Mercatto está oferecendo todo o suporte necessário ao funcionário envolvido no
episódio e, caso haja necessidade, se coloca à disposição das autoridades para
qualquer tipo de esclarecimento.
A Padaria
Mercatto, que se caracteriza pela qualidade dos seus produtos e atendimento,
esclarece ainda que adota sempre como princípio norteador na prestação de
serviços a cordialidade no trato com todos os seus públicos, sejam eles
clientes, empregados e fornecedores."
Fonte: Migalhas e Youtube