13 junho 2012

Prova de I.D.P.P.


Data:  junho de 2.012 – TURMA A
NOME: __________________________________________nº__________
1.    Conforme o Código Civil, são relativamente incapazes a certos atos  na esfera civil, EXCETO:
a) os por enfermidade ficarem privados do discernimento;
2 - Angelica, mãe solteira, tem dois filhos e um único imóvel  residencial. A fim de ajudar uma irmã a obter capital para abrir um pequeno comércio, na condição de terceiro garante, consentiu em dar sua casa em hipoteca. Vencido o débito e não pago, o banco credor penhorou a casa.
Diante do caso acima, marque a alternativa CORRETA:
a) o imóvel é penhorável, pois foi dado em hipoteca pela proprietária.

3  -  São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
c) os que, pode deficiencia mental, não tiveram o necessário discernimento

4.  Sobre a personalidade e a capacidade civil, é correto afirmar que:
c) a capacidade de exercício pressupõe a de gozo;
5.  O que é necessário fazer para a realização do casamento?

Habilitação, publicidade e autorização
6.  Como se dá a dissolução do casamento?
a)    Pela morte  de um dos cônjuges;
b)   Pela nulidade ou anulação do casamento;
c)    Pela separação judicial
      d) Pelo divórcio

7 Quai são os deveres recíprocos
q  Fidelidade recíproca;
q  Vida em comum, no domicílio conjugal;
q  Mútua assistência;
q  Sustento, guarda e educação dos filhos
q  Respeito e consideração mútuos.

8. Qual a finalidade de alimentos?
. Tem por finalidade fornecer a um parente, cônjuge ou companheiro o necessário à sua subsistência. Quanto ao conteúdo, abrangem o indispensável ao sustento, vestuário, habitação, assistência médica e instrução (art. 1920, do C.C.)
9. O que quer dizer consumidor?
Em seu artigo 2º, trata do conceito de consumidor como aquele que no mercado de consumo adquire bens ou então contrata a prestação de serviços, como destinatário final e tendo como pressuposto a pessoa age visando o atendimento de uma necessidade própria e não o desenvolvimento de outra atividade negocial.

10.O que quer dizer fornecedor?
O art. 3º é toda pessoa  física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Ou seja, qualquer pessoa física ou jurídica que forneça produtos ou preste serviços, lojas, farmácias, pintores, etc.

Prova de Código de Defesa do Consumidor


Data: junho de 2012

NOME: __________________________________________nº__________

1. José comprou uma TV da marca Strawsberry, nas Lojas Capitulina S/A, com garantia de um ano. Depois de 11 meses de uso, a TV que era de plasma, começou a apresentar manchas em sua tela. Sr. José levou a TV até a loja onde adquiriu, pois, comprou pelo cartão de crédito, em 48 meses, solicitando que lhe fosse entregue uma nova TV.
Diante da estória relatada, como o Sr. José deve proceder? A quem ele tem que reclamar? Ele tem direito a uma nova TV, se caso positivo quem lhe deve uma nova. As empresas são solidárias, em eventual, ação judicial?

Deve inicialmente ligar no SAC, marcar o n. de protocolo, encaminhar a TV a assistencia técnica, aguardar o prazo de 30 dias. Não havendo resposta ou dependendo do laudo da assistencia, procurar o Procon mais próximo e após essa fase administratiova ingressar com ação judicial contras as empresas que são solidárias.

2. Quem pode ser chamado fornecedor?
O art. 3º é toda pessoa  física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Ou seja, qualquer pessoa física ou jurídica que forneça produtos ou preste serviços, lojas, farmácias, pintores, etc.

3. Quem é chamado consumidor?
Em seu artigo 2º, trata do conceito de consumidor como aquele que no mercado de consumo adquire bens ou então contrata a prestação de serviços, como destinatário final e tendo como pressuposto a pessoa age visando o atendimento de uma necessidade própria e não o desenvolvimento de outra atividade negocial.

4. O rol de atividades descritas no art. 3º do CDC é taxativo ou exemplificativos?
É exemplificativo, já que o CDC quis equiparar como fornecedor todo aquele que desenvolve atividades econômicas no mercado de consumo, ou seja, que coloquem produtos e serviços nesse mercado, nascendo a responsabilidade pelos danos causados.


11 junho 2012

Candidíase vulvovaginal



O que é a cadidíase?
É a infecção causada por um fungo chamado Candida Albicans, que vive normalmente na vagina em pequenas quantidades. O surgimento dos sintomas da infecção significa que muitas células do fungo estão em crescimento no local.
Quais são so sintomas?
Os sintomas de candidíase são principalmente coceira ou ardor vaginal. Podem ocorrer também ardor nas relações sexuais ou quimação ao urinar. Algumas mulheres apresentam um corrimento espesso, branco, sem odor, cujo aspecto se assemelha ao de uma “coalhada”.
O que causa a candidíase?
Dentre os fatores mais comuns que aumentam a quantidade de fungos na vagina, pode-se citar o estresse, o uso de antibioóticos e os corticóides. Certos problemas de saúde, como diabetes ou HIV, podem aumentar a ocorrencia de candidíase.
Como essa infecção fúngica vaginal pode ser evitada?
A maioria das medidas para evitar a candidíase visa a prevenir o aumento do calor e da umidade na área genital. As recomendações são:
- use roupas íntimas de algodão, não de nylon, e evite calças apertadas.
- Na praia, não permaneça com biquinis molhados.
- Evite duchas vaginais, pois esse procedimento pode diminuir a quantidade de lactobacilos, que protegem a vagina.
- Evite o uso de absorventes internos e o uso constante de absorventes diários.
- Mantenha a área vaginal limpa. Use água e sabão neutro, sem perfume.
- Durma sem calcinha.
Fonte: Dr. Gustavo Gelás, Genicololgista.

10 junho 2012

Lei do Barra do Garças/MT


Foto: Glória Regina Dall Evedove


Em barra do Garça/Mt, uma lei municicpal reservou uma área de cinco hectares para o pouso de discos voadores. A lei n. 1.840/95, que “cria a reerva da área para aeródromo de pousos de OVNNIs (objetos voadores não identificados), Discos Voadores e dá outras providencias”, foi sancionada pelo então prefeito Wilmar Peres de Farias. O autor da lei foi o já falecido político matogrossense Valdon Varjão, que, além de vereador, foi deputador estadual, prefeito, deputuado federal e senador pelo estado.
Fonte: Visão jurídica.

Ética Profissional - advogado de empresa



Exercício profissional, advogado que atuou em processos trabalhistas para empresas, deve abster-se de patrocinar causas contra a mesma empresa pelo prazo de dois (02) anos, resguardado de sigilo. O advogado que patrocina causas trabalhistas especificamente para uma empresa e deixa de patrocinar interesses desta e passa a patrocinar interesses de empregados, reclamantes da própria empresa, fica impedido de atuar por dois anos, ainda quie de forma indireta, em processo contra a empresa, sua ex-cliente. De qualquer forma, deve manter o sigilo sobre as informações de que teve conhecimento em razão de ter atuado na defesa de interesses da empresa, sigilo este não sujeito a qualquer limite temporal. Há impedimento ético em juntar substabelecimento nos processos em andamento ou a serem propostos antes do bienio recomendado, sendo facultado o uso de impresso onde conste no cabeçalho o nome do advogado. E-3.262/2005 e E.3.559/07.
Fonte: Fonte Tribunal de Ética da OAB.

Declaração Universal dos Direitos dos Animais



A Unesco, em 1978, aprovou em Paris a Declaração Universal dos Direitos ds Animais. A proposta foi feita pelo secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana, Georges Heuse, com base na Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela ONU 30 anos antes.
Os dez principais preceitos dda Declaração Universal dos Direitos dos Animais são:
1. Todos os animais tem o mesmo direito à vida
2. Todos os animais tem direito ao respeito e a proteção do homem.
3. Nenhum animal deve ser maltratado.
4. Todos os animais selvagens tem o direito de viver livres nmo seu habitat.
5. O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.
6. Nenhum animal deve ser usado em experiencias que lhe causem dor.
7. Todo ato que põe em risco de um animal é um crime contra a vida.
8. A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9. Os direito dos animais devem ser defendidos por lei.
10. O homem deve ser educado desde a infancia para observar, respeitar e compreender os animais.
Fonte: Unesco

Servidor público aposentado pode advogar contra Fazenda que o remunera TED da OAB/SP decidiu que o servidor deve observar o sigilo profissional.

  Tribunal de ética Foto: Gloria Regina Dall Evedove - Minas Gerais/Mg Servidor público aposentado pode advogar contra Fazenda que o remuner...