19 de setembro de 2012 • 07h30
A rede de festas infantis Casa X é o
mais novo empreendimento de Xuxa Meneghel. Para o projeto, ela se associou com
o empresário Carlos Semenzato, diretor da Associação Brasileira de Franchising
(ABF). A assinatura do contrato para a rede de franquias aconteceu em fevereiro
de 2012 - quando ela ainda estava loira - e a primeira unidade do bufê deve ser
inaugurada em cerca de cinco meses
Os anos de dedicação da apresentadora
Xuxa Meneghel ao público infantil resultaram na associação imediata de sua
imagem com os baixinhos. Agora, a apresentadora aproveita esse know-how
e ingressa no mercado de franquias de casas de festas infantis. Seu sócio no
empreendimento é José Carlos Semenzato, que já tem grande expertise no ramo de
franquias e é diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A Casa X
deve estar em funcionamento em aproximadamente cinco meses.
José Carlos vê boas possibilidades nesse segmento porque não há nenhuma grande rede estabelecida - e a marca Xuxa trará um diferencial para o projeto. "Olhando para essa vertente da oportunidade, de não haver nenhuma rede desenvolvida no mercado, e com o DNA da Xuxa investido no entretenimento e na educação de crianças, achei que o projeto de uma franquia de casas de festas infantis seria perfeito", explica.
O empresário tem um relacionamento profissional com Xuxa há muito tempo. Há 10 anos, iniciou uma parceria entre a Fundação Xuxa Meneghel e a Microlins (franquia da qual foi dono e fundador). Segundo ele, o modelo do projeto foi desenhado em cima de muita pesquisa. "Durante quatro meses, ouvimos donos de casas de festa para mapear como é o preço, a atração e quais brinquedos usar. Depois, ouvimos crianças e pais para buscar opiniões e gostos", afirma ele.
O objetivo do empreendimento é
utilizar tanto a customização, quanto a padronização. "Temos
que ter um espaço em que os pais e as crianças façam o que quiserem,
minimizando a impessoalidade existente nas casas de festa de hoje. Mas também
teremos a festa-padrão", esclarece Semenzato. Como os pais estão
sempre preocupados com os filhos, a Casa x quer oferecer tranquilidade, de
acordo com o empresário. "A valorização da interatividade entre os
ambientes é importante. O pai gosta muito de ver o filho. Queremos o máximo de
interatividade tecnológica, o mais perto possível de um Big Brother
Brasil", revela.
A concepção do projeto abrange tanto uma infraestrutura diferenciada, quanto uma contribuição para a formação pessoal das crianças. "Queremos passar uma mensagem por meio de mesas-redondas e workshops. Elas sempre devem sair da festa com uma mensagem bacana, que irá agregar e ajudar na formação e na conscientização", diz Semenzato. "Valores como acessibilidade e sustentabilidade são fundamentais."
Quando o assunto é festinha de
criança, é difícil pensar em comidas saudáveis. Mas a equipe da Casa X estuda
maneiras de viabilizar uma alimentação de melhor qualidade mesmo nessas
ocasiões. "Estamos buscando um chef
que tenha afinidade com crianças e já tenha desenvolvido menus. Alguns
escreveram livros voltados para a alimentação infantil e conhecem o real valor
dos alimentos nutritivos para as crianças", conta Semenzato.
Assim como a alimentação, a segurança também é pensada com cuidado. "Buscamos somente brinquedos, tradicionais ou eletrônicos, de fornecedores homologados de empresas que tenham engenheiros de segurança", atenta ele.
A previsão é que a inauguração da rede aconteça assim que o primeiro projeto, dos dois que estão em andamento, fique pronto. Os projetos em fase de implantação estão localizados no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e no Tatuapé,
Mesmo sem ter estreado no mercado, a Casa X foi procurada por 700 pessoas na ABF Franchising Expo 2012, realizada
Outros negócios de Xuxa
A Casa X é mais uma investida de Xuxa em uma carreira de sucesso nos negócios. Desde o início de seu trabalho como apresentadora, Xuxa tem associado a sua imagem a diversos produtos como garota-propaganda, além de investir em negócios próprios e, principalmente, em licenciamento de seu nome para uma série de produtos. Entre esses estão brinquedos, cosméticos e até um parque de diversões.