DEMENCIA É....


Agradecimento especial ao Dr. Rigolin, por  sempre colaborar com este blog.

Demencia é um termo usado para descrever uma condição em que há comprometimento das funções cerebrais como memória, pensamento, linguagem, planejamento e personalidade evoluindo com o passar do tempo.
Em 2010, 35.6 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com demência. Este numero deverá aumentar para 65,7 milhões em 2030 e 115,4 milhões em 2050.
Demencia não afeta apenas a pessoa em si, mas também traz impactos em grande parte das famílias, profissionais, comunidades e sociedade em escala local, nacional e internacional.
As demências tem sintomas semelhantes, sendo que alguns são mais acentuados que outros, caso a caso:
- perda de memória;
- problemas com o pensamento e planejamento
- dificuldades com a linguagem;
- Falhas em reconhecer pessoas e objetos;
- mudança de personalidade
Todos se tornam mais “esquecidos” à medida que envelhecem, porém isso não significa que o idoso tem demência e sim que os processos psíquicos também se modificam com o passar dos anos.
A demência não é parte do envelhecimento normal. Afeta principalmente, pessoas mais velhas, mas muitos casos se iniciam antes dos 65 anos.
É uma doença cercada por mitos e estigma. Muitas pessoas acreditam que, quando se tem denemencia, nada pode ser feito sobre isso. Isso não é verdade. Não existe, atualmente, cura para os diversos tipos de demência, mas alguns tem tratamento que reduz a progressão dos sintomas e há uma riqueza de aconselhamento, apoio e informações disponibilizadas pelas associação de Alzheimer em todo o mundo.

Fonte: Abraz Associação Brasileira de Alzheimer – Dr. Rigolin

Comentários

Postagens mais visitadas