Transtorno Post-Traumatico (CID10-F43.1)

Transtorno Post-Traumatico (CID10-F43.1), quadro clínico caracterizado por uma resposta tardia e/ou protaída a um evento ou situação estressante (de curta ou longa duração) de uma natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, a qual provavelmente causa angustia invasiva em quase todas as pessoas (p.ex desastre natural ou feito pelo homem, combate, acidente sério, testemunhar a morte violenta de outros ou ser vítima de tortura, terrorismo, estupro ou outro crime).
            Fatores predisponentes, tais como traços de penalidades (ex.l compulsivos astenicos) ou história prévia de doença neurótica, podem baixar o limiar para o desenvolvimento da síndrome ou agravar seu curso, mas não são necessários nem suficientes para explicar sua ocorrência.
            Sintomas típicos incluem episódios de repetidas revivencias do trauma sob a forma de memória intrusas (flasback) ou sonhos, ocorrendo contra o fundo persistente de uma sensa’ção de “entorpecimento” e embotamento emocional, afastamento de outra pessoa, falta de responsabilidade ao ambiente, anedonia e evitação de atividades e situações recordativas do trauma. Comumente há medo e evitação de indicativos que relembrem ao paciente o trauma original. Raramente, podem haver surtos dramáticos e agudos de medo, pânico ou agressão, desencadeados por estímulos que despertam uma recordação e/ou revivencias súbitas do trauma ou da original a ele.
Fonte: Glória Regina/ Dr. Eduardo Alves Coelho

Comentários

Postagens mais visitadas