Entendendo a Osteoporose


A osteoporose é uma doença crônica que reduz a quantidade de cálcio nos ossos. Com isso, a densidade óssea diminui, tornando os ossos mais fracos e mais suscetíveis a fraturas, principalmente em coluna, quadril, fêmur e punho. Tanto homens quanto mulheres  podem ter osteoporose, embora haja nítida predominância nas mulheres após a menopausa. Segundo especialistas, 30% das mulheres e 13% dos homens a partir dois 50 anos poderão sofrer algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida.
O alerta é que a osteoporose, em geral, permanece silenciosa por muito tempo. Quando há ocorrência de alguma fratura, por exemplo, ela já poderá estar em uma fase bem avançada onde sintomas como dor nos ossos e alterações na postura serão muito mais difíceis de serem controlados. Por isso, sinais de osteoporose devem ser buscado o mais cedo possível. Na idade adulta é normal uma perda de 0,3% a 0,5% de sua quantidade óssea total a cada ano, perda esta que aumenta bastante após a menopausa necessita ser avaliada quando ao risco de osteoporose. Entre os homens 30% a 60% dos casos de osteoporose estão associados a problemas de desequilíbrio na produção de certos hormônios ou são decorrentes do uso prolongado de medicamentos ou do alcoolismo.
Seguindo o tratamento recomendado pelo médico.
Para efetivo controle da osteoporose será preciso seguir todas as orientações médicas. Essas muitas vezes incluem, além de usar a medicação prescrita de forma contínua, adotar algumas mudanças no estilo de vida, como seguir uma alimenta’[cão adequada, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e cigarro e ter exposição ao sol da forma correta.
Fonte: Laboratório Novartis 

Comentários

Postagens mais visitadas