Novas Profissões que se iniciam nos Estados Unidos

Veja os cargos que, recentemente, passaram a integrar os planos de carreira nos EUA, e quem está dizendo isso:
Gerente de riscos jurídicos
É o profissional que pratica 'medicina preventiva' na advocacia. Sua única função é aconselhar os clientes para que evitem problemas jurídicos. Quando têm problemas, não é função desse profissional representá-los.
Fonte: Richard Susskind, acadêmico, futurista e autor de "Tomorrow’s Lawyers" ("Advogados de Amanhã")
 Engenheiro do conhecimento jurídico
Sua função é desenvolver ferramentas do conhecimento e expertise jurídica, para criar coisas como 'árvores de decisão', aplicáveis a questões jurídicas. O foco do trabalho é encontrar maneiras de solucionar tipos de problemas, em vez de resolver problemas individuais conforme aparecem.
Fonte: Richard Susskind

É bom observar, nesse caso, que o título de engenheiro no mundo corporativo dos EUA não é exclusivo do profissional formado em Engenharia. Qualquer pessoa com formação técnica considerável pode ocupar um cargo intitulado "engenheiro" de alguma coisa.

Especialista em equipes dedicadas aos clientes
Esse profissional é responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento cotidiano de um projeto — ou parte de um projeto — para diversos clientes. Supervisiona a definição e o cumprimento dos objetivos, âmbito, custos e cronologias estabelecidos.
Fonte: Joel Henning, consultor jurídico e escritor, do Joel Henning & Associates
 Supervisor de relações com os clientes e de profissionalismo 
Esse profissional supervisiona a atuação dos advogados e funcionários nos relacionamentos da firma externa e internamente. Do ponto de vista externo, certifica-se de que os clientes sejam tratados corretamente por todos os integrantes da banca. Isso inclui a estrutura de honorários, o atendimento e a prestação de serviços. Internamente, supervisiona as estruturas de remuneração, assegura-se de que os advogados mais velhos sejam tratados apropriadamente e jovens advogados sejam contratados e treinados adequadamente.
Fonte: Ronald C. Minkoff, sócio da Frankfurt Kurnit Klein & Selz, chefe do grupo de responsabilidade professional

Consultor especializado de confiança
É um estrategista. O profissional a quem a firma recorre toda vez que precisa de uma certa expertise.
Fonte: Richard Susskind
 Analista de contratos e contenciosos
Captura know-how jurídico em muitas fontes de informação, usando ferramentas analíticas para agregar e sintetizar os elementos essenciais.
Fonte: Kingsley Martin, presidente e CEO da KMStandards

Especialista em financiamentos alternativos de contenciosos
Busca financiamento de terceiros para uma grande variedade de casos, incluindo os que envolvem pequenas empresas.
Fonte: Michele DeStefano, professora de Direito da Universidade de Miami, fundadora e cocriadora da LawWithoutWalls

Especialista em preços
É uma espécie de assessor financeiro, com funções definidas (ou limitadas). Assessora a administração do escritório em políticas de honorários, negociações de honorários, formas de pagamentos e concessão de descontos.
Fonte: Peter Zeughauser, presidente do Zeughauser Group.

Especialista em privacidade
É especializado em compliance no que se refere à arena da privacidade. A crescente regulamentação da privacidade criou uma demanda para o trabalho de compliance nessa área. Normalmente, o trabalho ocorre no lado da defesa. Mas, às vezes, também atende necessidades de demandantes ou do governo.
Fonte: Eric Goldman, professor de Direito da Universidade de Santa Clara e diretor do Instituto de Alta Tecnologia Jurídica

Especialista em compliance normativa
É um novo trabalho em escritórios de advocacia e em assessorias jurídicas de empresas, em que a especialização em processos empresariais é importante. Mas o pagamento ainda não está entre os mais altos.
Fonte: David Van Zandt, presidente da New School, ex-reitor da Faculdade de Direito da Universidade Northwestearn

Advogado treinador pessoal
É uma espécie de personal trainer jurídico. Ele prepara pessoas para representarem a si mesmas nos tribunais. Faz sentido nos EUA, onde a representação por si mesmo é elevada.
Fonte: Richard Granat, fundador e CEO do Granat Group

Mediador online
Faz o trabalho de mediação de disputas entre as partes online. Às vezes, as disputas ocorrem offline, mas as partes concordam em resolvê-las pela internet, por quaisquer conveniências — como economia de custos, de tempo, de energia etc.
Fonte: Richard Granat

Executivo de compliance do Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor
O CFPB (Consumer Financial Protection Bureau) sequer existia há cinco anos, nos EUA. Agora, as bancas e as corporações precisam de um profissional para cuidar disso.
Fonte: Robert G. Markoff, sócio da Markoff Law

Advogado investigador interno
"Interno" significa empregado da firma, apenas. Sua função é fazer investigações para os clientes. Um candidato ideal à vaga é, por exemplo, um ex-promotor treinado em investigações. 
Fonte: Will Meyerhofer, JD LCSW, "The People’s Therapist" ("O Terapeuta do Povo")

Futuras carreiras 
As necessidades, exigências, métodos, estratégias e a natureza do mercado não param de evoluir. A advocacia acompanha. Veja algumas responsabilidades e novos cargos que vão surgir no mercado, de agora a 2018, de acordo com alguns "visionários":
Especialista em protocolo
Seu trabalho terá semelhanças com os de um agente de cerimonial do governo, no se refere a relações exteriores. Ele terá a incumbência de orientar os advogados da banca sobre usos, costumes e culturas de outros países à medida que o serviço jurídico se globaliza, para evitar gafes, entre outras coisas. 
Fonte: Janice Brown, sócia do Brown Law Group

Especialista em bem-estar
Será um profissional bem cotado em assessorias jurídicas de corporações e também em escritórios de advocacia, cuja atribuição é explicada no título do cargo.
Fonte: Janice Brown

Técnico de integração
Esse profissional cuida da integração, no escritório, de advogados contratados pelo sistema de "lateral hiring" — significa contratar um advogado bem-sucedido de um concorrente, para cobrir uma área que a banca quer fortalecer, em vez de desenvolver um "prata da casa" ou de contratar alguém que está buscando emprego. Um levantamento da American Lawyer Media, deste ano, revelou que 96% dos sócios administradores das bancas consultadas se esforçam para promover o crescimento do escritório por meio de "contratações laterais". Mas apenas 28% estão fazendo as coisas certas. Por isso, irão precisar desse profissional, para tornar essa estratégia mais eficaz.
Fonte: Karen Kaplowitz, advogada e presidente da New Ellis Group

Economista
Assim chamado nos EUA porque é um profissional que ganhou espaço, primeiramente, nos meios jurídicos latino-americanos. Mas a interpretação não é literal. É um advogado cuja atribuição principal será se certificar de que a empresa cumpra as normas de saúde e de segurança, de forma que os empregados possam evitar as penalidades financeiras.
Fonte: Jay Foonberg, advogado e autor de "How to Start & Build a Law Practice" ("Como iniciar e desenvolver uma firma de advocacia")

Defesa de indigentes
Esse profissional irá cuidar, para a banca, de casos de multas de trânsito e problemas similares em áreas rurais mal servidas por serviços jurídicos e em algumas jurisdições urbanas saturadas, bem como em tribunais municipais. Com problemas financeiros, muitas cidades estão se dedicando mais intensamente a aplicar multas para gerar receitas. Por isso, haverá muito trabalho nesse campo.
Fonte: Heidi Boghosian, diretor-executivo da National Lawyers Guild

Recrutador especial de bacharéis em Direito
Ele irá ajudar estudantes e bacharéis em Direito a se preparar e encontrar trabalho em um novo conjunto de carreiras não tradicionais. Fará parte de suas responsabilidades identificar carreiras novas ou emergentes na profissão e desenvolver softwares de treinamento — ou outras formas de treinamento — para esses novos cargos.
Fonte: Richard Granat


Comentários

Postagens mais visitadas