O que é fimose?



A fimose acontece quando é impossível expor a “cabeça” do penis chamada de glande, porque a “pele” que a recobre, chamada prepúcio, tem um anel muito estreito.
Há dois tipos de fimose, a chamada verdadeira que é um problema sério, já que é difícil limpar bem o penis. Começa a acumular secreções na parte interna do prepúcio e pronto, infecção na certa. Com isso existe a dor no ato sexual. Ou quando o menino tenta resolver sozinho o problema. Alguns fazem “massagens” que acabam causando pequenos cortes. Quando eles cicatrizam, fecham ainda mais a abertura do prepúcio!
Mas a pior ainda é quando ele “força” a saída da cabeça do penis. A pele pode ficar sob a glande, retraída e, não voltar à posição normal. É a chamada Parafimose. Só resolve, normalmente, com cirurgia, onde o médico tira o anel de pele que atrapalha tudo, mas também há tratamento com pomadas que são mais indicados para os bebes. Alguns bebes já nasce com a fimose fisiológica, que se desfaz naturalmente.
Cerca de 90% dos meninos nascem com algum tipo de fimose, mas, desses 90% se livram do incomodo até os 3 anos.
Os adultos com diabetes podem ter a fimose do tipo balanite xerotica obliterante. Nela, a extremidade do prepúcio fica esbranquiçada e se fecha.
Fonte: Dr. Gilmar de Oliveira Garrone. Comissão Nucleo de Urologia Pediatrica da EPM

Comentários

Postagens mais visitadas