Postos de Gasolina



Barris e galões foram usados para transportar combustíveis e encher o tanque.
Em agosto de 1888, a alemã Bertha Benz pegou os dois filhos e decidiu usar a invenção do marido, Karl Benz, para visitar a mãe, que morava a cerca de 100 km. Criado três anos antes, o carro de três rodas com motor a gasolina ainda era visto como inseguro. Escondida de Karl, ela saiu de Mannheim rumo a Pforzheim dirigindo paralelamente a estrada de trem.
Quase 30 km depois, os três viajantes esbarraram em uma urgência: abastecer o carro.
A saída foi entrar na cidade de Wiesloch e tentar comprar benzina (ou éter de petróleo), usada como combustível naquela época. Com sorte, ela conseguiu achar a substancia em uma farmácia, que acabou virando um dos primeiros postos da História.
Do outro lado do Atlantico, os EUA começavam a girar as primeiras rodas para se tornar a nação mais fanática por automóveis do planeta.
Em 1900, alguns poucos  milhares de carros disputavam espaço nas ruas com os milhões de cavalos puxadoes de carruagens. Além de se desviar dos animais, achar combustível também não era fácil. Nessa época, a prioridade da industria do petróleo era produzir querosene para alimentar lâmpadas das vias públicas. A gasolina não passava de um subproduto. Os motoristas tinham que suar a camisa e ir encher seus galões em farmácias e armazens, onde os comerciantes mantinham barris do combustível. Luvas e outros cuidados em inimagináveis.
Por volta de 1905, com a frota de veículos crescendo, as lojas começaram a adotar o equipamento simples, porém revolucionário, que o americano Sylvanus F. Bowser inventara duas décadas antes. A bomba de gasolina, com a sua mangueira, deixava a operação muito mais prática e segura. No entanto, outro problema surgiu. Colocadas perto da calçada, as bombas obrigavam os carros a estacionar para abastecer, o que causava transito. Em 1913, a companhia de petróleo Gulf abriu, em Pittsburgh, um drive-in para encher o tanque. Ao longo do século 20, eles foram se aprimorando, com atendentes uniformizados e mais serviços para automóveis.
Fonte: Daniel Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas