DERMATITE ATÓPICA: um vilão que tem jeito


Foto: Glória Regina Dall Evedove



Afinal, o que é dermatite atópica?
É uma doença crônica não contagiosa que causa inflamações na pene. É muito comum causar coceira e eczema (lesões) em diferentes partes do corpo. Nas crianças menores, as lesões são mais avermelhadas e estão localizadas na face, tronco e superfícies externas dos braços e pernas. Já os maiorzinhos e adultos tem complicações nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho. E, quanto mais a pessoa coça a região afetada, mais o quadro piora. Estatisticamente 10% a 15% da população desenvolve a doença em alguma fase da vida.
Qualquer um pode ter?
A dermatite atópica pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum ter início em bebes entre 3 e 6 meses de idade. Pessoas com histórico familiar da própria doença, de asma ou de rinite alérgica estão mais propensas a desenvolver a doença.
Eu tenho. E agora?
Calma. A dermatite pode ser controlada. E, conforme o passar dos anos, seus sintomas podem diminuir consideravelmente.
Mas, para isso, você deve seguir as recomendações médicas de seu dermatologista. A pele seca em geral pode favorecer a piora da doença, por isso a importância em focar na hidratação da pele. O uso de um bom hidratante permite a restauração da função da berreira da pele, auxilia na redução das sensações de coceira e irritação, além de ajudar na proteção com relação aos riscos de superinfecção.
Cuidados básicos com a pele: aplique hidratante depois do banho para facilitar a absorção; hidrate a pele no mínimo duas vezes ao dia; passe hidratante nas zonas de pele seca e em zonas de dermatite que estão melhorando.
Cuidados de higienização: na hora do banho, fique atento à higienização para não agredir a pele atópica; evite prolongar o contato da pele com a água; prefira um banho com ducha morna, em temperatura inferior a 35ºC, já que a água quente pode irritar e ressecar a pele já sensível; use produtos recomendados por seu médico e após o banho, seque a pele cuidadosamente sem esfregar.
Cuidados com quem tem dermatite atópica: deve tomar algumas precauções, sabonetes abrasivos ou fragancia devem ser evitados, assim como buchas e loções tônicas com álcool. Exposição ao sol, vento, frio e mudanças bruscas de temperatura deixam a pele menos hidratada. Comer frutas, verduras e legumes, além de ingerir muita água também é importante.
Fonte: Dr. Rigolin

Comentários

Postagens mais visitadas