Dicas para a postura em Redes Sociais



- cadastrar-se nas redes sociais em nome próprio, evitando gerar vínculo direto à empresa em, que trabalha;
- publicar opiniões baseadas nos princípios da boa-fé e em conformidade legal apenas em nome próprio, evitando associar qualquer tipo de opiniões pessoal à marca da empresa em que trabalha;
- evitar exposição excessiva de vida íntima, evitar comentar rotinas do seu dia-a-dia, que podem gerar alguns risco de segurança, tais como horários, trajetos, agendas, local de residência;
- somente utilizar conteúdos que tenham legitimidade ou dos quais seja autor que tenha recebido autorização das demais partes envolvidas previamente;
- realizar backups preventivos para evitar a perda de todo o seu conteúdo em situação de apagão digital;
- orientar filhos e/ou familiares sobre o uso ético, seguro e legal das rede sociais, inclusive sobre a necessidade de cautela e  proteção das informações da família, para evitar vazamento de informações financeiras, relacionadas a conta bancária, cartão de crédito, senhas, remuneração, patrimônio;
- somente publicar informações corporativas classificadas como públicas, que tenha certeza de que podem ser expostas de forma aberta na internet, evitar falar de rotina de trabalho e zelar pelo sigilo profissional;
- somente associar a marca da empresa quando estiver participando do canal oficial dela estabelecido nas redes sociais e evitar publicação de conteúdos ou opiniões não condizentes com seu cargo ou função. As respostas a terceiros, como consumidores, devem ser dadas apenas pela área competente;
- utilizar linguagem e vocabulários adequados, de modo a evitar qualquer tipo de opinião que possa ser considerada ambígua, subjetiva, agressiva, hostil, discriminatória, vexatória, ridicularizante ou que de algum modo possa ferir a imagem da empresa de seus colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, evitar o uso de apelidos para fazer menção a demais colaboradores;
- zelar pela proteção da sua reputação e da empresa e  informar à área competente qualquer situação ou informação que identificar como relacionada à empresa.
Fonte: Glória Regina Dall Evedove.

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