Transpondo Fronteiras


Entenda um pouco mais sobre os vírus mortais que passaram dos animais para os serem humanos.  Em média, dois a três novos vírus humanos são descobertos por ano, mas ainda há muitos para descobrir.
HIV – Acredita-se que as duas estirpes de HIV surgiram em primatas. Estudos sugerem que a caça de primatas possibilitou a transmissão do vírus em meados do século 20. O UNAIDS estima que haja 33,2 milhões de pessoas infectadas com o HIV.
SARS – A Síndrome Respiratória Aguda Grave surgiu na China em 2002, matando cerca de 800 pessoas. Autoridades sacrificaram milhares de gatos quando descobriram uma ligação entre o surto e uma estirpe do vírus encontrada em felinos.
EBOLA – Dependendo do tipo, a febre hemorrágica do Ebola pode matar até 90% dos infectados. A doença também causou a morte de muitos gorilas na África Central, ainda que os morcegos frugíveros sejam ainda tidos como os mais afetados.
VIRUS NIPAH – Vindo de morcegos frugiveros, o vírus chegou aos humanos em 1999 via suinocultores malásios. Árvores frutíferas usadas como fonte de alimento dos porcos atraíram morcegos, que defecavam nos currais. Porcos infectados causaram mais de 100 óbitos humanos.
DENGUE – A dengue é transmitida pelos mosquitos, assim como a malária. Estima-se que haja 40 milhões de casos no mundo ao ano, que matam milhares de pessoas. O sintomas incluem febre alta, dores de cabeça,  musculares e nas articulações.
GRIPE AVIÁRIA – A estirpe H5N1 da gripe aviária, surgida na Ásia, é altamente patogênica, mortal para pássaros e pode provocar doenças e mortes em serem humanos.           Quase todos os infectados eram avicultores que tiverem contato próximo com as aves.
Fonte: Edipemiologia – BBC Knowled e – julho/2009

Comentários

Postagens mais visitadas