Diabetes



Entendendo diabetes tipo 2 é uma doença crônica provocada pela deficiência de produção de insulina pelo organismo e/ou pela incapacidade de usá-la adequadamente. Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose), que o sangue levará para as células do corpo como fonte de energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla a sua taxa no sangue, ou seja, o diabetes.
O diabetes tipo 2 é mais comum em adultos acima de 40 anos, principalmente se estes estão acima do peso, sendo que a doença também acomete crianças e adolescentes acima do peso. Seus sintomas são diversos, como aumento na vontade de urinar, sede excessiva e ingestão de muito liquido; perda de peso; visão embaçada; cansaço, fraqueza, fadiga e tonturas; cicatrizações lentas; aumento na incidência de infecções bacterianas ou fungicas, especialmente urinárias, cutâneas e vaginais e sensação de formigamento nas mãos e pés.
Seguindo o tratamento recomendado pelo médico
Para efetivo controle do diabetes será preciso seguir todas as recomendações médicas. Essas, muitas vezes incluem, além de tomar a medicação prescrita de forma continua, adotar algumas mudanças no estilo de vida, seguindo a dieta e os exercícios físicos recomendados, além da higiene corporal e não fumar. Muitas pessoas, quando conseguem controlar seus níveis de glicemia (taxa de açúcar no sangue), acham que podem deixar de seguir as recomendações médicas. Isso é errado e pode ser perigoso. Nunca deixe de seguir as orientações de seu médico. A disciplina é a melhor receita para sua qualidade de vida.
Aderindo ao tratamento
A adesão ao tratamento é fundamental para o gerenciamento de   uma doença crônica. Muitos pacientes interrompem o tratamento de longo prazo de sua doença à medida que essa é controlada. No entanto, essa atitude pode representar risco à saúde, como o retorno dos sintomas, o aparecimento de complicações e, em alguns casos, o surgimento de resistência ao medicamento. Lembre-se que seguir as recomendações médicas continuamente, tomando a medicação prescrita e adotando as ações para mudança de estilo de vida, significa ter sua condição controlada permitindo, na maioria das vezes, manter uma vida normal e ativa.
Fonte: Novartis.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas