Medicina Legal – Patologia Sexual


Os desvios de conduta sexual (parafilicos) ocorrem quando as vias normais para a satisfação da pessoa não foram atendidas.
Modalidades:
Masturbação- excitação manual ou equivalente dos órgãos genitais provocando o orgasmo. É própria da infância e substituída normalmente pelo congresso sexual; não provoca nenhum tipo de dano corporal.
Anafrodisia (homem) – é a diminuição do instinto sexual do homem, levando-o ao quase total desinteresse pelo sexo oposto. Normalmente vem associado a alterações glandulares ou psicopatológicas.
Frigidez (mulher) – é a diminuição  do instinto sexual na mulher frequentemente associada a desequilíbrios emocionais ou glandulares, ou ainda, como decorrência do vaginismo. Em alguns casos podem levar ao horror ao sexo masculino.
Narcisismo – mais comum nas mulheres e também chamado autofiliar. Nada mais é que o culto exagerado do próprio corpo. Uma forma de narcisismo no homem é denominado metrossesualidade.
Auto-erotismo – o ápice sexual é atingido sem a presença do parceiro, apenas de modo contemplativo, perante uma pessoa ou um retrato.
Erotomonia (alma/espírito) – não há desejo. Ao contrário, o erotomono perde-se em uma espécie de amor platônico bastante profundo que preenche sua vida e por vezes pode levá-lo ao ridículo. Os erotomonos são quase sempre virgens e castos.
Exibicionismo – é a obsessão impulsiva de mostrar os órgãos sexuais sem convite para copula, apenas por um estranho prazer incontrolável.
Frotteurismo ou Toquerismo -  tocar e  encostar-se em uma pessoa seu consentimento. Ao fazê-lo, o indivíduo fantasia uma relação com a vítima. Ocorre por volta dos 15-25 anos de idade, havendo um declínio com o passar do tempo
Gerontofilia -  é a atração que certos indivíduos, ainda jovens, sentem por pessoas de excessiva idade. Na maioria das vezes isso ocorre com homens
Necrofilia: ocorre quando o indivíduo sente prazer ao se relacionar sexualmente com cadáveres
Mixoscopia – prazer em presenciar atos sexuais de terceiro
Fetichismo – excitação anormal e predileção por determinadas partes do corpo do parceiro ou ainda por objetos e pertences da pessoa amada, como suas peças íntimas
Pluralismo – prática sexual com pluralidade de parceiros ao mesmo tempo(triolismo) ou mais pessoas (pluralismo, suruba, sexo grupal).
Cromo-inversão – atração sexual por pessoas de cor diferente
Riparofilia/Misofilia – atração sexual por pessoas com péssimos hábitos de higiene. Há homens que preferem mulheres no período mestrual. Estado mórbido daquele que gosta de imundice ou sujidade.
Urologmia – prazer sexual pela excitação de ver alguém no ato da micção ou o ruído da urina.
Coprofilia/coprofagia – prazer sexual quando no ato sexual se prende à defecação ou pelo contato com as fezes
Coprolalia/coprofemia – prazer sexual ligado a palavras de baixo calão em público ou durante o relacionamento íntimo
Epidismo – tendência ao incesto, à pratica sexual com parentes muito próximos. Comum entre irmãos, pais e filhos
Bestialismo/Zoofilia – é a satisfação sexual com amimais domésticos. É freqüente no campo entre pastores e vaqueiros
Necrofilia – se caracteriza pela obsessão e impulsão de pratica atos sexuais com cadáveres
Sadismo – é o desejo e a satisfação sexual realizados com o sofrimento da pessoa amada.
Masoquismo – é o prazer por meio do sofrimento físico ou moral. É a mais comum nos mulheres
Pigmalianismo – é o amor anormal pelas estatuas, é o amor anormal por estátuas, esculturas ou bonecas infláveis
Erotismo – é o aumento exagerado ao apetite sexual caracterizado pela satriase no homem e pela ninfomania/irteromania na mulher
Pedofilia – é a predileção erótica por crianças.
Homossexualismo – preferência pelo mesmo sexo (não é considerado mais doença)
Transexualismo – existe uma forte e persistente insatisfação com o próprio sexo, acompanhada de uma identificação com o gênero oposto
Fonte: Glória Regina - Direito Penal e Processo Penal para concursos



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas